Escolha uma Página
Uma carta por vez

Trilhas do conhecimento

A lógica da salvação

Entenda o motivo de Jesus vir à terra e porque isso foi necessário...

Todo mundo, ao celebrar o Natal, já ouviu falar da história do nascimento de Jesus. E no Brasil, com a maioria da população católica, muitos já devem ter visto a imagem de Jesus pregado em uma cruz.

Poucos sabem quão poderosa é essa história: um Deus, que abriu mão de sua glória, aceitou vir à terra como um ser humano para morrer com o objetivo de salvar a humanidade. 

🎥 clique na imagem para ver vídeo a partir de 47:09 até 55:00

 

O pecado entra no mundo

Deus criou o homem e a mulher com liberdade para fazerem suas próprias escolhas (livre arbítrio). No jardim do Éden eles tinham total acesso à Deus, que os visitava todos os dias. Aqui é importante perceber que ter um relacionamento com Deus era o maior presente que um ser humano poderia ter; uma vida de plenitude no corpo, na mente e no espírito.

Mas em um dado momento, ao escolherem duvidar da integridade de seu Criador e desobedecerem Sua instrução, permitiram que o pecado entrasse no mundo. O pecado é o ato de desobediência que afasta as pessoas de Deus (não porque Deus é mau ou punitivo, mas porque Ele é 100% santo e puro e não habita em meio ao pecado; portanto, quando uma pessoa peca, ela que se afasta de Deus).

Antes do pecado, o homem e mulher poderiam viver eternamente na plenitude com Deus. Mas depois de desobedecerem, eles precisaram ser expulsos do jardim.

Deus estipula leis para proteger a humanidade

No momento em que o homem e a mulher desobedecem e rompem com a harmonia e plenitude que havia na terra, Deus cria um plano para a reconciliação, afinal de contas, o mundo sem Deus se tornou um lugar perverso (mundo caído). Não apenas os humanos sofreram com a queda, mas também a própria natureza.

Deus não criou o mal, mas a ausência dEle, que é a bondade, o amor, a virtude, a perfeita saúde, etc., leva as pessoas e o mundo à maldade, doenças, sofrimento.

Para que o homem não se perdesse completamente e pudesse voltar a ter acesso à Ele, Deus o instruiu a realizar sacrifícios de animais, que simbolicamente são puros e estariam sendo mortos em seu lugar como ato de justiça.

O homem pecou e merecia punição, mas ao invés de receber a pena, o sacrifício do animal fazia propiciação pelo seu pecado e este poderia se reconciliar com Deus. Além disso, Deus estipulou leis (10 mandamentos) e outros rituais para nortear a conduta das pessoas na terra, com o objetivo de mantê-los próximos e que pudessem desfrutar de Sua presença.

Jesus se torna o sacrifício pela humanidade

Mas Deus já tinha um plano perfeito para acabar com o mal de uma vez por todas, que eliminaria a necessidade de sacrifícios constantes de animais para purificação dos pecados e também inauguraria um novo Reino na terra.

Deus Pai decide enviar o seu único filho, Jesus, à Terra para que ele se tornasse o sacrifício pelos nossos pecados.

Jesus, sendo 100% Deus aceitou se humilhar à forma humana, se destituindo da sua glória e vindo à Terra de forma simples, vivendo uma vida cotidiana. Jesus viveu uma vida sem comenter nenhum pecado, Ele foi tentado pelo diabo, mas permaneceu puro e fiel ao seu chamado, ninguém podia culpá-lo de nenhum mal sequer.

E por este motivo Jesus pôde nos salvar. Ele, que não comenteu nenhuma transgressão, foi entregue por Deus Pai para ser humilhado, morrer em uma cruz (como se fosse um criminoso) em nosso lugar. Quem merecia castigo éramos nós, pecadores, porém Jesus, ao aceitar morrer em nosso lugar, levou consigo os pecados de toda a humanidade para que nós não recebêssemos esta punição.

Se você parar para pensar, que Deus Pai é esse que entrega um filho puro, bondoso, amoroso para sofrer, ser humilhado, maltrado e morrer em uma cruz sem ter culpa nenhuma?

Esse é um Deus que te ama e precisou fazer tudo isso para TE SALVAR. Jesus escolheu sofrer por mim e por você. Esse é o tamanho do amor de Deus por nós.

Mas a história na termina na morte de Jesus. Após morrer pendurado na cruz, Jesus foi ao Hades (mundo dos mortos) e reconquistou as chaves da morte e do inferno. E ao terceiro dia Ele ressuscitou do mortos, pelo seu próprio poder e venceu a morte de uma vez por todas! A morte não pôde derrotá-lo e agora Ele tem o poder sobre ela. 

Ao ressuscitar, Jesus se tornou o único caminho de saída do inferno e entrada no céu (um lugar onde não há choro, nem dores, nem doenças, nem tristeza, nem falta de nada).

Ele pagou todo o preço necessário e a única coisa que devemos fazer para ter acesso à vida eterna no céu é reconhecer o que Jesus fez e que Ele é o único Senhor e Salvador.

Não havia nada que pudéssemos fazer neste terra que comprasse essa entrada no céu, mas Jesus gratuitamente se ofereceu como único caminho.

As boas obras, a generosidade, a nossa vida transformada é a consequência da resposta a este amor tão grande. O preço já foi pago por Ele.

 

🎥 Assita aqui um vídeo curto sobre o sacrifício de Jesus: https://www.youtube.com/watch?v=ygryRtR76bI

E o que o sacrifício de Jesus muda na minha vida hoje?

Assista essa série sobre os Benefícios do Reino e entenda mais profundamente a lógica da Salvação e o que isso muda na sua vida cotidiana. 

hearten

To cause (someone) to feel cheerful or hopeful; To give courage or confidence to; Encorajar.

Através da generosidade, queremos impactar conhecidos e desconhecidos rompendo a sua rotina com uma agradável surpresa (uma carta). Uma carta com palavras de incentivo ou simplesmente palavras de conforto.